terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O CURRÍCULO IDEAL

O currículo de um profissional é uma importante ferramenta na busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Ele possui duas funções básicas: gerar entrevistas e servir de guia para entrevistadores, quando bem elaborado.

Deve ser impresso na cor preta em folhas brancas e preferivelmente nas fontes Arial ou Times New Roman. Além de conter informações claras e objetivas, deve ter no máximo duas páginas, com dados realmente relevantes e relacionados à área de interesse. As frases devem ser curtas e proporcionar fácil leitura e comunicação. É importante que o currículo contenha apenas informações positivas, e que os aspectos marcantes apareçam no início e os menos relevantes, no fim. Devem constar ainda as informações que mostrem por que o candidato merece o cargo pretendido, além de salientar a contribuição dele em todas as companhias em que atuou: experiências mais recentes e instituições mais conhecidas, focando sempre os resultados (números e percentuais).

O QUE DEVE SER EVITADO

Durante a elaboração de um currículo deve-se tomar cuidado especial para evitar erros de português. Uma revisão cuidadosa é necessária, pois desleixos com a gramática podem até mesmo eliminar um candidato de um processo de seleção. Fotografias, números de documentos como RG e CPF, raça, religião, características pessoais, motivos de saída das empresas e referências não precisam constar do currículo. Quanto à pretensão salarial, este é um dado que deve ser mencionado apenas quando solicitado, provavelmente num contato telefônico ou pessoal.

Acesse o link abaixo e veja como eleborar um bom currículo.

www.ricardoxavier.com.br


Fonte: www.ricardoxavier.com.br

2 comentários:

luana ferreira disse...

Muito boa essas dicas do que deve ou não conter em um currículo.Informações desnecessárias as vezes pode nos prejudicar.

Adjânia disse...

Adorei as dicas de fazer um bom currículo e muito importante quando você vai procurar emprego pois a seleção já começa pelo currículo.