terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O NOVO MERCADO DE TRABALHO


Nos últimos 20 anos, com o advento da era da informação, da Internet e as expectativas exageradas em relação ao mundo virtual e à nova economia, houve uma revolução sem precedentes no mercado de trabalho. Essa revolução foi causada basicamente pelo uso indiscriminado do computador e pela informatização das empresas, criando-se ferramentas maravilhosas e uma infinidade de siglas (B2B - Business To Business, B2C - Business to consumer, ERP - Enterprise Resource Package, ERM - Employee Relationship Management, CRM - Customer Relationship Management, BI - Business Intelligence). Porém, em alguns momentos, foi ignorado que no centro de tudo isso estão as pessoas e são elas que fazem a real diferença.
Diversas empresas investiram milhões em equipamento e tecnologia, esquecendo porém de investir na gestão do conhecimento/capital humano e na retenção de talentos, tão comumente conhecida como humanidade. Geralmente, nos preocupamos tanto com os investimentos em equipamentos, a tecnologia e em acompanhar a próxima onda que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isso possível.
No topo da organização estão os executivos com MBA, MIM e outras tantas qualificações - pessoas de grande talento e brilhantismo. Contudo, por vezes, falta uma comunicação efetiva entre o topo da empresa e o restante da organização na busca por uma visão empresarial única e comprometimento comum. Sob meu ponto de vista, alguns fatores-chave de uma estratégia bem-sucedida para o mercado de trabalho seriam:
ComunicaçãoEstabelecer uma comunicação bilateral entre o topo e a base da empresa, objetivando a integração da visão corporativa com as possibilidades reais, construindo assim o consenso entre ambas as partes em relação à realidade. Uma comunicação truncada ou falha pode custar muita à empresa, pois irá atrasar ou inviabilizar planos estabelecidos inicialmente.
Gestão do capital humanoIdentificar e reter os melhores potenciais, tendo em mente que uma boa pessoa com um treinamento correto se torna um
bom profissional, ao passo que o oposto nem sempre é verdadeiro. Portanto, neste tópico o desafio é identificar e treinar o potencial humano da empresa, desenvolvendo a lealdade e o relacionamento com os funcionários - o ERM (Employee Relationship Management).
Mais do que nunca, as pessoas estão sendo apresentadas a uma nova realidade, aonde não se tem mais uma descrição de cargo ou estabilidade. Ao invés disso, devemos começar a ter uma descrição de resultados a serem atingidos. Portanto, deve-se dar condições necessárias para que os colaboradores gerem os resultados esperados.
ComprometimentoCom uma correta comunicação dos objetivos e contando com a gestão efetiva do capital humano, o comprometimento (da alta administração, média gerência e colaboradores em geral) é fundamental para se unir todas essas peças e começar a construção de uma nova mentalidade empresarial efetiva e de empregabilidade sustentável.
Gestão da mudançaNos últimos tempos, a única constante tem sido a mudança - as evoluções sociais, tecnológicas e políticas estão ocorrendo numa velocidade cada vez maior. Mais do que novas tecnologias, formas de gestão ou uma questão de dominar outros idiomas uma nova disciplina, faz-se necessária: a gestão da mudança. Além de contar com novas ferramentas, as pessoas têm que aprender formas inovadoras para pensar e descobrir, inicialmente, o que fazer com as novas tecnologias e os novos desafios.
As pessoas precisam ser estimuladas a buscar novos usos para a tecnologia, gerando empregos, melhorando a qualidade de vida e dando um maior fôlego para a economia. Por conta disso, as pessoas e as empresas saem ganhando.

4 comentários:

Gabriel Cunha disse...

Um novo mercado abre novas oportunidades. Cito o exemplo da empresa de gestão da informação Calandra Soluções (http://www.calandra.com.br/)
Quem imaginaria uma proposta dessas há 10 anos atrás?

Katia disse...

Gostei dessa matéria. Seria muito legal se tivesse um novo mercado de trabalho.

milena disse...

Novo mercado de trabalho esta dando novos objetivos de correr atras das oputunidades que ocorrerão durante do pecorrer das oputunidades que terão pela frente.

Steph Oliveira disse...

O mercado de trabalho parece moda:todo momento tem uma novidade.
Oimportante é ficarmos atentos para sempre estarmos atualizados e á busca de novos conceitos.